segunda-feira, 18 de junho de 2018

Avaliar: é importante???


A avaliação não é destinada a medir, mas sim, a diagnosticar os “problemas”, as lacunas deixadas durante o processo educativo. Deve ocorrer durante toda a trajetória, todo o percurso. Toda aula, todo dia, toda fala e toda participação devem ser avaliados, percebendo o que ainda deve ser enfatizado, exemplificado e esmiuçado a fim de que o aprendizado se efetive de maneira concreta e significativa ao aluno.
Segundo Souza o método tradicional é discriminatório sendo que os socialmente favorecidos contam com vantagens para prosseguir nos estudos e os de classes sociais inferiores, acabam por ficar aquém dos processos de educação.

Avaliação Mediadora: o aluno é visto com individualidade, valorizam-se  instrumentos de avaliação, para que sejam um meio para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo. A todo o instante há intervenções, tanto do alunos para com a educadora e vice-versa. Segundo Ferreira, avaliar é proporcionar ao aluno que crie algo novo, questionando o que já foi visto. 

Posição reducionista da avaliação escolar: A avaliação é considerada o fim do processo. O “ensino-aprendizagem” reduz-se a uma sequência de atos: transmitir, assimilar, memorizar, reproduzir conhecimentos. Os instrumentos avaliativos não problematizadores, contemplando a memorização. A avaliação reducionista ocorre em momentos distintos – trimestre, bimestre, semestre - privilegiando a memorização e valorizando a utilização do instrumento prova ou exame, classificando-o.

 Visão unilateral da avaliação: O aluno é avaliado por todos, baseando-se na avaliação autoritária e centralizadora. O professor detém o poder absoluto. 

Professor e avaliação: O professor orienta o processo de forma participativa, o aluno deixa de ser um simples receptor de conhecimento e passa a ser ativo. O professor facilita, não sendo apenas um transmissor de conhecimento.

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